Projeto

LER E ESCREVER ... NO JARDIM DE MONET.
"A arte é a mais bela forma do sonho perguntar à realidade: por que não?”
Manoel Affonso de Mello

Este projeto foi elaborado a partir de alguns questionamentos e inquietações.
Um deles é o quadro de violência, agressividade, intolerância, falta de sensibilidade e mesmo de humanidade que percebo entre os alunos na escola. O outro é a falta de informações e conhecimentos, sejam eles artísticas e culturais ou globais, entre outras, que acomete o adolescente, o jovem e o adulto em geral.
Muitos dos alunos têm um histórico de vida muito conturbado e passam por uma série de problemas que, começando em casa, se refletem como uma caixa de ressonância na escola e conseqüentemente na sala de aula.
Sem dúvida alguma, a família exerce grande influência na vida escolar da criança, mas seu poder não é irrestrito, o ambiente familiar é formador, porém não é irreversível. Para Teresa C. R. Rego mesmo as crianças provenientes de lares comprometidos, cujo ambiente familiar é desprovido de adequadas orientações, terão condições de superar as adversidades caso tenham a oportunidade de vivenciar um modelo diferente de educação. É possível constatar que mesmo em uma estrutura familiar comprometida, os alunos conseguem desenvolver habilidades, tanto ao desenvolvimento escolar quanto o social.
A meu ver a escola ideal busca uma educação transformadora, com vista ao bem comum, sem exceção, desenvolvendo a solidariedade e a criatividade com práticas democráticas e participativas; a Educação proposta, em muitos casos, é entendida no seu sentido social, sem ser assistencialista, mas comunitária, que valorize e promova seres humanos críticos, capazes de fazer a leitura do mundo, nele estabelecendo e vivenciando relações, observando, comentando e identificando-se no seu meio, conscientizando-se das suas necessidades e possíveis soluções.
No convívio direto ou indireto com as pessoas e em minha área de atuação, observo com preocupação a superficialidade das idéias e a falta de argumentos com que tudo é tratado nos dias atuais: linguagem, discussão, debate, argumentação, interpretação e análise; lembrando também das dificuldades com relação à leitura, produção de texto e escrita, que, em minha opinião, estão intrinsecamente ligadas às deficiências acima citadas.
Parece-me que um dos fatores que contribuíram para esta defasagem foi e é a falta de um repertório próprio que se perdeu, ao deixarmos para trás uma série de fatores importantes em nossa formação, em prol de outras mais práticas e com retorno imediato, ou seja, a cultura onde o ter se tornou mais importante que o ser.
Houve um tempo em que cultura e conhecimento não dependiam do poder aquisitivo e o fato de se pertencer às camadas econômicas de baixa renda não impedia que crianças lessem clássicos da literatura, conhecessem obras de arte e soubessem distinguir uma música popular de uma erudita.
Em minha opinião, o resultado da formação cultural de um adulto será melhor, quanto mais ricas e estimulantes forem suas experiências no período de sua formação básica, tanto no plano sensorial quanto no perceptivo, das emoções e, nessa fase, a criança possui uma curiosidade nata, daí a necessidade do estímulo.
Um trabalho desenvolvido por meio da arte que se inicie nos primeiros anos escolares, poderá ser de grande estímulo, pois, além de alfabetizar o aluno em arte e torná-lo capaz de uma apreciação estética, ainda o auxiliará a “ler o mundo” e a despertar sua sensibilidade.
Portanto, o objetivo deste trabalho é, por meio da arte, criar culturas de resistência tanto para resgatar a sensibilidade e o humano que está se perdendo, quanto e ao mesmo tempo subsidiar os alunos no sentido de dar-lhes resistência para amenizar um pouco a realidade do seu cotidiano.
Educar por meio da arte possibilita às crianças o desenvolvimento de competências para perceberem que existem outras linguagens, olhares, realidades, etc., fazendo contraponto ao que elas são expostas diariamente; resgata seu interesse, curiosidade, vontade de saber sobre outros assuntos que não os do seu cotidiano; re-aprende a interpretar, questionar, debater e a perguntar: por quê? As crianças são filósofas por natureza, por isso precisam ser estimuladas. É o educar para emancipar.
Nesse contexto o desenvolvimento do conhecimento está diretamente ligado ao da criatividade; a de estimular os alunos a aprenderem conteúdos procedimentais por meio de atividades de mediação com a leitura da obra de arte: pintura, desenho, arquitetura, instalações, fotografia, cinema, música, literatura, teatro, dança, canto, entre outras e usá-las como instrumento para as mais diferentes reflexões, auxiliando-os a “ler o mundo” através de um processo sistemático de análise e discussão no âmbito estético, artístico e cultural e situando-os no tempo e no espaço.
A arte está inserida em todas as disciplinas e dessa forma ela é texto e pretexto para ampliar e aprofundar qualquer conteúdo. Desse modo, um trabalho envolvendo o diálogo entre arte e as outras disciplinas, possibilita aos alunos aprenderem sobre as várias linguagens artísticas e ao mesmo tempo interagirem com o mundo, partindo do pressuposto que a arte desenvolve o raciocínio, a expressão verbal e escrita, estimula a imaginação, a intuição, levando-os a outra maneira de pensar, sentir, aprender e agir e o mais importante: sensibilizarem-se.

Ana Mae Barbosa coloca que:
A arte desenvolve a cognição, a capacidade de aprender. A arte leva os indivíduos a comparar coisas, a passar do estado das idéias para o estado da comunicação, a formular conceitos e a descobrir como se comunicam esses conceitos. Todo esse processo faz com que o aluno seja capaz de ler e analisar o mundo em que vive, e dar respostas mais inventivas.

Anamelia Bueno Buoro completa:
A arte possibilita ao aluno o desenvolvimento de habilidades narrativas, descritivas, analíticas e interpretativas, as quais podem, no mínimo, contribuir muitíssimo para enriquecer conteúdos de Língua Portuguesa, História, Geografia, Filosofia... Isso sem falar nas interfaces com a Matemática, a Informática e a Geometria. Um currículo que interligasse o fazer artístico, a história da arte e a análise da obra de arte estariam se organizando de maneira que a criança, suas necessidades, seus interesses e seu desenvolvimento estariam sendo respeitados e, ao mesmo tempo, estaria sendo respeitada a matéria a ser aprendida, seus valores, sua estrutura e sua contribuição específica para a cultura.
Teremos assim equilíbrio entre as duas teorias curriculares dominantes: a que centra na criança os conteúdos e a que considera as disciplinas autônomas com uma integridade intelectual a ser preservada.

Daí a arte, ou seja, “... Não se trata de ensinar arte, mas sim de educar por meio da arte...”
Por esse motivo, e partindo das dificuldades observadas em sala de aula, desenvolvi esse projeto interdisciplinar, que tem a arte como fio condutor, permeando e interligando as disciplinas.
Minha intenção é que ele seja uma contribuição tanto para a ampliar o universo do conhecimento das crianças, quanto e paralelamente favorecer e contribuir para sua inclusão cultural e social.
Isto se dará por meio do conhecimento–saber; da habilidade–poder e da atitude–querer.

OBJETIVOS
• Levar os alunos a compreenderem e a perceberem a natureza holística do conhecimento.
• Compreender como a arte pode ajudar na percepção das constantes tranformações da natureza.
• Desenvolver habilidades que permitam o estabelecimento e a manifestação de competências.
• Promover a inclusão cultural e uma alfabetização em arte.
• Introduzir a criança no mundo das artes e torná-la capaz de uma apreciação estética.
• Contribuir para a formação da criança e despertar o seu olhar para as obras de arte.
• Conhecer obras de artistas de várias tendências e movimentos.
• Exercitar um olhar crítico e sensível sobre a criação artística.
• Introduzir a criança no universo dos museus, teatros, exposições, mostras, etc..
• Ampliar o conhecimento da arte juntamente com a literatura, a música, o cinema, a dança e outras manifestações artísticas e tecendo relações interdisciplinares com: português, matemática, história, geografia, ciências, informática e educação física.
• Levar o aluno a compreender as mensagens visuais vivenciadas no seu cotidiano para que possa diferenciar os vários tipos de imagens que se lhe apresentam no dia a dia.
• Despertar a sensibilidade, o desenvolvimento da criatividade, do pensamento e do senso crítico.
• Estimular e desenvolver a leitura, a interpretação e a imaginação.
• Colocar as crianças em interação com diversas produções culturais, a fim de propiciar situações de aprendizagem que sejam significativas e transformadoras.
• Estabelecer relações entre o saber, o aprender, o fazer e o conviver.
• Incentivar o gosto pelo belo e pela arte.
• Desenvolver o gosto pelo debate e pela discussão.
• Desenvolver a oralidade através de conversas informais sobre os assuntos em foco.
• Refletir sobre a intolerância e o preconceito.
• Despertar para a necessidade de conscientização sobre a igualdade de raças.
• Refletir sobre as diferenças entre as pessoas, identificando-as como características peculiares do grupo étnico a que pertence.
• Compreender a realidade sócio-histórica e cultural na qual os povos estão inseridos.
• Estabelecer um ambiente de relações de respeito, solidariedade e amizade.
• Desenvolver o caráter por meio da consolidação da identidade e da auto-estima.
• Promover e dar espaço para o desenvolvimento da autonomia, cooperação e socialização dos alunos.
• Compreender algumas diferenças e semelhanças culturais, sociais e naturais em diferentes regiões do país e do mundo.
• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio ambiente, evitando o desperdício e percebendo os cuidados necessários na preservação e na conservação da natureza.
• Criar condições para que o aluno possa, a partir de sua localidade e do cotidiano do lugar, construir sua idéia do mundo valorizando, inclusive, o imaginário que tem dele.
• Despertar no aluno, por meio da visão dos problemas ecológicos que afetam nosso planeta, desejos de mudanças de atitudes.
• Estabelecer a historicidade e as relações dos homens entre si e com a natureza.
• Compreender a sociedade e a natureza como um todo integrado e em constante transformação.
• Estimular o conhecimento e a reflexão sobre a diversidade cultural, tema importante para o convívio e para o processo de formação da cidadania.
• Levar o aluno a refletir e a questionar sobre alguns princípios éticos; sobre a preservação do meio ambiente e sobre outros temas relevantes no contexto atual.

TEXTO GERADOR: LIVRO LINÉIA NO JARDIM DE MONET- Lena Anderson e Christina Bjork. Ed. Salamandra. RJ. 1992.

RECURSOS:
TEXTOS:
• Origens da Pintura
• Luz, Cor e Forma: Pintura
• Cores Primárias e Secundárias
• Cores Frias e Cores Quentes
• Mania de Letrinhas
• Tipos de Texto
• Matemática das Cavernas
• Matemática em toda parte
• A Descoberta do Zero
• O Tempo não Pára: com as horas contadas
• Sistema de Numeração Decimal
• Liga – Desliga
• Brasil 500 anos depois:
*Questão indígena
*500 anos de mudanças
• O Povo Brasileiro:
*Uma rica colônia
*Surge o povo brasileiro
• Eu, uma criança no mundo.
• Verde que te quero verde:
*Ué, cadê o verde?
*A Floresta Amazônica
*A Mata Atlântica: Juréia
*Pantanal
• Projeto Tamar
• Pedacinhos do Brasil
• Brasília
• As fatias da Terra
• Os quarteirões da Terra
• A ciência que caiu do céu
• Ai, que calor! Ui, que frio!
• As estações do ano
• Planeta Terra ou planeta Água?
*De onde vem a energia?
*Enchente
• Planeta em perigo: Poluição:
*O homem é o grande vilão
*Difícil é respirar!
*Água: sujeira a vista
*Agrotóxicos e lixão
• Reciclagem: Grande idéia!
*O lixo dura uma eternidade!
*Para onde vai o lixo?
*O velho vira novo
*O que eu posso reciclar?
*Papel no salão de beleza.
*Plástico para que te quero!
*Acerte na lata!
*Vidro também pode
• Reciclagem também é economia
• Você conhece os 3 Rs?

LIVROS:
§ Linéia no Jardim de Monet- Lena Anderson e Christina Bjork. Ed. Salamandra. RJ. 1992.
§ Circo- Roseana Murray. Ed. Miguilim. Belo Horizonte. 1986.
§ Na minha escola todo mundo é igual-Rossana Ramos. Cortez Editora. São Paulo. 2004.
§ Lilás- Mary E. Whitcomb. Cosac & Naify. São Paulo. 2004.
§ São Paulo: de colina a cidade- Amir Piedade. Cortez Editora. 2004.
§ Quando as cores foram proibidas- Monika Feth e A. Boratynski. Brinque- Book S.P. 2004.
§ A Descoberta- Jonas Ribeiro- Cortez Editora. São Paulo. 2005.
§ Almanaque dos sentidos- Carla Caruso- Ed. Moderna. São Paulo. 2009.
§ O Céu- Guias de Campo- Escala Educacional. São Paulo. 2007.
§ Por que minhoca não tem perna?- Jenny Vaughan- Melhoramentos. São Paulo. 2005.
§ A Semente- Eduardo Albini- Autêntica- Belo Horizonte. 2010.
§ Do campo à mesa- Teddy Chu- Ed. Moderna. São Paulo. 2010.
§ Planeta Terra: nossa casa!- Leonardo Mendes Cardoso- Ed. do Brasil. São Paulo. 2011.
§ Lixo- Lucília Garcez e Cristina Garcez- Callis Editora. São Paulo. 2010.
§ Armando e o Tempo- Mônica Guttmann- Paulus. São Paulo. 2004.
§Em busca dos números perdidos- Michael Thomson- Melhoramentos. São Paulo. 2002.
§O mistério dos números perdidos- Michael Thomson- Melhoramentos. São Paulo. 2002.
§ Bom dia todas as cores- Ruth Rocha. Quinteto Editorial. São Paulo. 1998.
§ A incrível história da orquestra- Bruce Koscielniak. Cosac & Naify. São Paulo. 2002.
§ As gotinhas e o arco-íris- Eunice Braido. FTD. São Paulo. 1994.
§ O ciclo da água- Neide S. Mattos. FTD. São Paulo. 1999.
§ A poluição atmosférica- Neide S. Mattos. FTD. São Paulo. 1997.
§ As tranças de Bintou- Sylviane A. Diouf. Cosac & Naify. São Paulo. 2004.
§ Entre o rio e as nuvens- Kátia Canton. DCL. São Paulo. 1997.
§Sumaúma, mãe das Árvores- Lynne Cherry. FTD. São Paulo. 1990.
§ Liga-Desliga- Camila Franco, Jarbas Agnelli e Marcelo Pires. Companhia das Letrinhas. São Paulo. 2004.
§ Winnie, a Feiticeira- Korky Paul e Valerie Thomas. Martins Fontes. São Paulo. 2000.
§ O Limpador de placas- Monika Feth, Antoni Boratynski. Brinque-Book. São Paulo. 1997.
§ O Violinista- Colin Thompson. Brinque Book. São Paulo. 2004.
§ Como as Histórias se espalharam pelo mundo- Rogério A. Barbosa. DCL. São Paulo. 2002.
§ Pequeno Azul e Pequeno Amarelo- Leo Lionni. Berlendis&Vertecchia Ed. São Paulo. 2005.
§ Contos de Fada Clássicos- Recontados- Helen Cresswell. Martins Fontes. São Paulo. 1996.
§ Ninguém é igual a Ninguém- Regina Otero- Regina Rennó. Ed. Do Brasil. São Paulo. 1994.
§ Frida- Jonah Winter. Cosac & Naify. São Paulo. 2004.
§ Amadeus- Alberto Goldin. Berlendis & Vertecchia Editores Ltda.São Paulo. 1998.
§ A História das Cores- Subcomandante Marcos. Conrad Livros. São Paulo. 2003.
§ A Borboleta Azul- Nicolas Van Pallandt. Brinque Book. São Paulo. 2007.
§ O Pequeno Príncipe- Antoine de Saint-Exupéry. Ed. Agir. São Paulo. 1987.
§ Romeu e Julieta- Ruth Rocha. Ed. Ática. São Paulo. 2007.
§ Romeu e Julieta- William Shakespeare. Ed. Scipione. São Paulo. 2000.
§ As Fabulosas Histórias de Merlim e do Rei Artur- Giles Massardier e Benjamin Bachelier. Cia Ed. Nacional. São Paulo. 2006.
§ Colorina A Árvore da Vida- Nye Ribeiro. Roda&Cia Ed. Valinhos. 2006.
§ Eu protejo a Natureza- Jean-René Gombert e Joëlle Dreidemy. Girafinha. São Paulo. 2006.
§ Carta da Terra para Crianças- NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência). Porto Alegre. 2003.
§ Amazonas- Águas, Pássaros, Seres e Milagres. Thiago de Mello. Salamandra. São Paulo. 1998.
§ Menino do Rio Doce- Ziraldo. Companhia das Letrinhas. São Paulo. 1996.
§ Guia EcoKids- Animais brasileiros ameaçados de extinção. Marli Mitsunaga. Caramelo Livros Educativos. São Paulo. 2004.
§ Manual Ecokids- Marli Mitsunaga. Caramelo Livros Educativos. São Paulo. 2003.
§ Natureza e População- Brigitte Labbé e Michel Puech. Ed. Scipione. São Paulo. 2006.
§ Mini Larousse da Reciclagem- Naiara Raggiotti. Larousse Junior. São Paulo. 2006.
§ A Água do Planeta Azul- Fernando Carraro. FTD. São Paulo. 1998.
§ Coleção Brasileirinhos 1, 2, 3 e 4.- Lalau e Laurabeatriz. Cosac&Naify. São Paulo. 2004.
§ Povos do Mundo- Philip Steele. Ed. Impala. São Paulo. 2006.
§ Nascemos Livres- Anistia Internacional. Ed. S/M. São Paulo. 2008.
§ A Declaração Universal dos Direitos Humanos em Imagens- Bartolomeu C. Queiroz. 2008
§ Os Cinco Sentidos- Bartolomeu Campos de Queiroz. Global Ed. São Paulo. 2009.
§ Crianças como Você- Anabele B. Rindersley. Unicef./Ed. Ática. São Paulo. 2009.
§ Aquecimento Global não Rima com Legal- César Obeid. Ed. Moderna. São Paulo. 2008.
§ Filosofia para Jovens- Jeremy Weate e Maria Luiza S. Teles. Ed. Vozes.São Paulo. 2002.

IMAGENS (CDs):
• Carta ao inquilino
• Floresta Amazônica.
• Mata Atlântica.
• Pantanal.
• Reproduções de obras de arte (vários artistas).

CDs:
Palavra Cantada: Histórias e músicas: Ruth Rocha.
Palavra Cantada: Canções do Brasil cantado por suas crianças. Sandra Peres e Paulo Tatit.
Musicalizando a escola.
Brasileirinhos: música para os bichos do Brasil.
Coletâneas de músicas clássicas e eruditas.
Bach, Mozart, Beethoven, Villa Lobos, Carlos Gomes.
As Quatro Estações – Vivaldi.
Carmina Burana – Carl Orff.
Beethoven Symphonie nº.9, 7 e 5 – Karajan.
Even in the quietest moments – Supertramp
Palhaço – Egberto Gismonti
Coletâneas de músicas de MPB.
Adriana Partimpim I e II – Adriana Calcanhotto.
O trenzinho do caipira – Edu Lobo/Villa Lobos.
O grande circo místico – Vários cantores da MPB.
Primavera – Tim Maia.
Águas de março – Elis Regina e Tom Jobim.
Garota de Ipanema – Tom Jobim/João Gilberto.
Planeta água – Guilherme Arantes.
Sobradinho – Sá e Guarabira.
Harmonia – Sá e Guarabira.
A Banda – Chico Buarque.
Soy loco por ti América – Caetano Veloso.
Alegria alegria – Caetano Veloso.
Aquele abraço – Gilberto Gil.
Ponta de areia – Boca Livre.
O Pato – João Gilberto/Evinha e Trio Esperança.
Vira Virou – Kleiton e Kledir.

VÍDEOS/DVDs:
• Adriana Partimpim- O show.
• A Guerra do Arco-Íris
• Linéia no Jardim de Monet
• As Aventuras de Azur e Asmar
• O Pequeno Príncipe
• Microcosmos
• O desafio do lixo
• Migração Alada
• Kirikú e a Feiticeira
• Príncipes e Princesas.
• Nenhum a menos
• Filhos do paraíso
• 2001 Uma odisséia no espaço
• Balé: Bolero de Ravel
• Cirque du Soleil – Saltimbanco, Alegria e Quidam.
• A velha a fiar
• O balão branco
• Camelos também choram
• O pequeno Nicolau
• Brasil animado
• A marcha dos pingüins
• A cor do paraíso
• O castelo animado
• Coraline
• A Bela Adormecida
• Os irmãos Grimm
• A viagem de Chihiro
• André Rieu em Viena
• Retratos da Vida
• Sonhos
• O corcunda de Notre Dame.
• Ilha das Flores
• Noções e conceitos de energia: em casa, no trabalho e no mundo
• Narradores de Javé
• Antes que o Mundo Acabe
• Vista a minha pele
• Conquista do Espaço
• O dia depois de amanhã
• Wall-E
• Pantanal & Amazônia
• Koyaanisqatsi – Powaqqatsi - Naqoyqatsi
• Home – Nosso Planeta, Nossa Casa
• Terra

REPRODUÇÕES
*Reproduções de obras de arte dos principais artistas plásticos do Brasil e do mundo.

ATIVIDADES PRÁTICAS
-*Pinturas com tinta guache, lápis de cor, canetinhas e giz de cera entre outros.
-*Oficinas.
-*Painéis/Instalações/Intervenções.
-*Audições musicais.
-*Apresentação de canto.
-*Experiências e pesquisas.
-*Laboratório.
-*Pic-nic
-*Visitas a museus, centros e mostras culturais, sala São Paulo, Estação Ciência, entre outros.
-*Trabalho de campo:
estudo do meio;
caminhada no entorno da escola;
atividades de jardinagem.
-*Seminário e oficina: SOS – O Planeta pede Socorro.
-*Oficinas de produções de textos: literários, poéticos, narrativos, descritivos, dissertativos, jornalísticos, científicos, mangás e HQs.
-*Exposição de Trabalhos.
-*Criação de um livro.
-*Hora da Brincadeira/Jogos.
-*Hora da história.
-*Práticas corporais/Linguagem do Corpo/Performances de dança, ginástica, mímica.
-*Jogos teatrais.
-*Sessões de cinema.
-*Saudação à primavera/Baile da Primavera .
-*Pinturas utilizando o Paint Brush. Jogos on-line e brincadeiras interativas envolvendo temas do projeto (Informática).

ESTRATÉGIA:
Aulas dialogadas, práticas e expositivas.
Trabalhos em grupo e individual.
Leitura de textos, livros (data show), jornais, HQ, letras de músicas.
Escrita, reescrita e produção de textos diversos.
Leitura do globo e mapas.
Reproduções de obras de arte/oficinas de pintura.
Jogos, desafios e gincanas, soletrando.
Fórum de discussões e debates. (roda de compartilhada)
Performances: dança, teatro, poesias, canto.
Leitura, interpretação e releitura/reprodução de obras de arte.

DURAÇÃO:
De Março a Novembro.

PÚBLICO ALVO: CICLO I

AVALIAÇÃO:
A avaliação será entendida como um processo multidimensional. Ela será constante e contínua englobando vários fatores: acompanhamento e participação dos alunos em sala de aula, produções realizadas em classe e extraclasse, bem como exercícios escritos, entendidos como um momento da avaliação; uma forma a mais de perceber o que foi apreendido.

APONTAMENTOS INTERDISCIPLINARES:
Português: Leitura, interpretação, estudo e produção de textos.
Gramática, ortografia e pontuação (serão trabalhadas dentro do contexto dos textos).
Leitura, interpretação, discussão e debate das diferentes linguagens artísticas e fílmicas.
Literatura: Hora da estória/história (leitura e debate dos livros do projeto)
Matemática: Números naturais
Sistema de numeração decimal.
Leitura e escrita de números e frações.
Adição, multiplicação, subtração e divisão.
Interpretação e resolução de problemas.
Análise e construção de gráficos e tabelas.
Formas geométricas.
Frações.
História: Identidade.
O tempo na História.
Grandes navegações.
Brasil colônia.
Brasil: 500 anos depois:
*Questão indígena.
*500 anos de mudanças.
O Povo Brasileiro.
A história de São Paulo.
Geografia: Planeta Terra/Planeta água: Continentes e oceanos.
Espaço Geográfico.
Aspectos humanos, físicos, econômicos, políticos e sociais.
Relevo
Vegetação: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pantanal.
Localização.
Meios de comunicação.
América.
Regiões brasileiras.
Divisão política do Brasil.
Coordenadas Geográficas.
As estações do ano.
A cidade de São Paulo: quarteirão, bairro, rua, praça, avenida.
Diversidade humana e cultural.
Ciências: Sistema Solar
Meio ambiente: terra, água, ar, seres vivos.
Fenômenos da natureza.
Energia elétrica, solar e eólica.
Poluição, coleta seletiva do lixo e reciclagem.
Aquecimento global.
O corpo humano.
Alimentação e saúde.
Artes: Origens da pintura.
O fazer do artista.
Cores primárias e secundárias e terciárias.
Cores quentes e frias.
Escolas, movimentos e tendências.
Informática: Memorização, pesquisa e criação livre (Paint Brush).
Educação Física: Práticas corporais envolvendo temas do projeto.

Esses são alguns dos conteúdos que podem ser trabalhados, outros deverão ser inseridos devido ao caráter dialético do projeto, o que vai depender do planejamento da série trabalhada.

SUBPROJETOS/SUBTEMAS (podem ser desenvolvidos separados do projeto).

• Eu, uma Criança no Mundo.
• Tempo, Espaço e Natureza nas trilhas da MPB.
• Bach sensibiliza, Mozart liberta e Beethoven salva.
• O Planeta do Pequeno Príncipe.
• Fadas Contemporâneas.
• A Pipa do Menino Maluquinho.
• E o circo chegou!
• SOS, O Planeta pede Socorro.
• Matemática e arte em toda parte.
• Fazendo Arte.
• Arte em cena: Romeu e Julieta.
• A Casa, a Rua e o Bairro.
• São Paulo: de colina à cidade/no tempo e no espaço.
• Mapeando o Joaninha (escola de referência).
• Carta da Terra: ideias para um mundo melhor.
• Vida verde: nossa escola é um jardim.
• Hoje é dia de feira.
• Filosofiar: a arte de aprender a pensar. 
Os temas poderão ser trabalhados independentes do projeto principal ficando a critério do professor, a escolha.

OBS: Os recursos usados nesse projeto estão intrinsecamente ligados ao conteúdo, dando-lhe sentido para melhor compreensão e interpretação da realidade. Serão utilizados de acordo com a classe e o ano onde o mesmo for desenvolvido, ficando ao critério do professor a escolha do material.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABDOUNUR, Oscar João. Matemática e música. São Paulo: Escrituras, 1999.
ANTUNES, Arnaldo. 40 Escritos. São Paulo: Iluminuras, 2000.
BANDEIRA, João. Palavras no espaço. In Concreta56. São Paulo, MAM-SP, 2006.
BARBOSA, Ana Mae. (org.). Arte – Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
----------------------------. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva/ Porto Alegre: Fundação Iochpe, 1991.
----------------------------. Arte-educação agora. In: revista e- nº 129, SESC São Paulo: fevereiro, 2008.
BOGÉA, Inês. O livro da dança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprenizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
---------------------------------. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
BUORO, Anamelia Bueno; KOK, Beth e ATIHÉ, Eliana Aloia. O leitor de imagens. São Paulo: Cia Editora Nacional, 2008.
CANTON, Katia. Espelho de artista. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
DELORS, Jacques (org.). Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: MEC-Unesco, 1998.
ECA, Estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: Imprensa Oficial, 2000.
FALCÃO, Antoni R.; BRUZZO, Cristina (orgs.). Lições com cinema. São Paulo: FDE, 1993.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Ed. Contexto, 2008.
FERRAZ, Maria Heloísa C T.; Maria F. R. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.
FERREIRA, Jorge ; SOARES, Mariza Carvalho. A História vai ao cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Ed. Contexto, 2002.
FERREIRO, Emília. Cultura escrita e educação. Porto Alegre, Artmed, 2001.
FERRETTI, João. O filme como elemento de socialização na escola. In: Lições com cinema. São Paulo: FDE, 1995.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan S.A. 1987.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. Porto Alegre: Ed. Zouk, 2006.
--------------------------. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música, série Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1990.
JUNIOR, Moayr Carlos. Pra pensar e cantar. São Paulo: Paulus, 2003.
KOUDELA, Ingrid D. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 1987.
LOUREIRO, Alícia M. A. O ensino da música na escola fundamental. Campinas, Papirus, 2003.
MANGUEL, Alberto; GUADALUPI, Gianni. Dicionário de lugares imaginários. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1992.
MENUHIN, Yehudi; DAVIS, Curtis W. A música do homem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
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MOCELLIN, Renato. O cinema e o ensino de História. Curitiba: Nova Didática, 2002.
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NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: ED. Contexto, 2003.
NARRATIVAS. Práticas e reflexões com educadores. São Paulo: CCBB Educativo, 2009.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos), MEC/SEF, 1998.
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PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar. Porto Alegre: Mediação, 1999.
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SALLES, Pedro Paulo. A reinvenção da música pela criança: implicações pedagógicas da criação musical. Tese de doutorado. São Paulo: FEUSP, 2002.
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ZUBEN, Paulo. Ouvir o som. São Paulo: FAPESP, 2005.

DVDs
Coleção Arte & Matemática. Cultura marca:
Dvd 1- Do zero ao infinito; Arte e números; O artista e o Matemático.
Dvd 2- A ordem e o caos; Simetria; O número de ouro.
Dvd 3- A música das esferas; A matemática da música; Tempo e infinito.
Dvd 4 - Forma dentro da forma; Forma que se transforma; Caos; O belo.
Os Impressionistas I e II
A Arte de Van Gogh
Os Mistérios de Picasso
Leonardo da Vinci I e II
Musicalizando a Escola: Vivências e práticas musicais para Ensino fundamental.

OUTROS
www.canalkids.com.br
www.ecokids.com.br
www.ambientebrasil.com.br
www.wikipedia.org/

Maria Auxiliadora Espeschit
Revisado / Fevereiro de 2011.