Cultura

Os assuntos/temas dos vídeos aqui postados reforçam e dão sentido tanto aos conteúdos trabalhados, como às leituras e temas de discussão e debate, das rodas compartilhadas, realizadas na sala de aula.


                                  SEGUNDO SEMESTRE


                                                      UM PAÍS CHAMADO BRASIL





Brasil: regiões, estados e capitais


HISTÓRIA DE SÃO PAULO







São Paulo Antiga











HINO NACIONAL BRASILEIROO

Hino Nacional Brasileiro tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi adquirida por 5:000$ cinco contos de réis pelo decreto n.º 4.559 de 21 de agosto de 1922 pelo então presidente Epitácio Pessoa e oficializado pela lei n.º 5.700, de 1 de setembro de 1971.
A partir de 22 de setembro de 2009, o hino nacional brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo.

Eis o significado dos termos usados na letra do Hino Nacional Brasileiro:

Margens plácidas - "Plácida" significa serena, calma.
Ipiranga - É o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência.
Brado retumbante - Grito forte que provoca eco.
Penhor - Usado de maneira metafórica (figurada). "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade.
Imagem do Cruzeiro resplandece - O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul que resplandece (brilha) no céu.
Impávido colosso - "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranqüilo, calmo.
Mãe gentil - A "mãe gentil" é a pátria. Um país que ama e defende seus "filhos" (os brasileiros) como qualquer mãe.
Fulguras - do verbo fulgurar (reluzir, brilhar).
Florão - "Florão" é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
Garrida - Enfeitada. Que chama a atenção pela beleza.
Lábaro - Sinônimo de bandeira. "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos.
Clava forte - Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra.






7 DE SETEMBRO: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

HINO DA INDEPENDÊNCIA

O Hino da Independência é um dos símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Sua letra foi composta por Evaristo da Veiga e a música é de Dom Pedro I.
Segundo diz a tradição, a música foi composta pelo Imperador às quatro horas da tarde do mesmo dia do Grito do Ipiranga, 7 de setembro de 1822, quando já estava de volta a São Paulo vindo de Santos. Este hino de início foi adotado como Hino Nacional, sendo substituído em 1831 pela melodia do atual Hino Nacional, que já existia desde o mesmo ano de 1822.





Pontos Cardeais e Colaterais



DUBAI - Cidade Futurista








BURLE MARX

Este bloco é dedicado ao Washinton e Isabela que ficaram maravilhados com os jardins de Burle Marx.








                                    
                                   PRIMEIRO SEMESTRE


BREVE HISTÓRIA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS - BRASÍLIA
<

CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA



CURIOSIDADES SOBRE BRASÍLIA



OSCAR NIEMEYER









"MÃO", é uma escultura de Oscar Niemeyer, em cuja palma vemos o mapa da América Latina como que em sangue. É um emblema deste continente colonizado brutalmente e até hoje em luta por sua identidade e autonomia cultural, política e sócio-econômica.



TEORIA DO BIG BANG



PANGÉIA
A teoria da Pangeia foi formulada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, no início do século XX. Em sua teoria, há 200 milhões de anos as porções de terra formavam um único continente.
O termo “Pangeia”, no idioma grego, significa “toda Terra”, e neste período geológico era um continente banhado por um único oceano, o Pantalassa.








PLACAS TECTÔNICASPlacas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.
Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.






AS CAMADAS DA TERRA

Crosta – É uma camada fina que cobre o planeta, composta de basalto, nos oceanos, e de granito, nos continentes. A vida se desenvolve na superfície dessa camada.
Manto – É uma camada constituída por minerais ricos em silício, ferro e magnésio.
Núcleo – É a camada mais profunda, provavelmente constituída de minério de ferro e um pouco de níquel. Sua temperatura e pressão são altíssimas, 5.000ºC apresenta um diâmetro médio de 6.500 quilômetros.






VULCÕES




COMO OCORREM OS TERREMOTOS




MOVIMENTOS DA TERRA: ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO

Rotação:
O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas. Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.
Translação:
Já o movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. A velocidade média da Terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, e o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos. Esse tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol é chamado "ano". O ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto.






PARALELOS E MERIDIANOS

Podemos localizar no mapa linhas horizontais e verticais: elas são imaginárias e servem para localizar com exatidão um determinado ponto na superfície do planeta. Formam as chamadas coordenadas geográficas.
•As linhas verticais, que no globo estão no sentido norte-sul, são chamadas meridianos. Já as linhas horizontais, que contornam o globo no sentido leste-oeste, são chamadas paralelos.
•O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas hemisférios: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste).
O que são hemisférios:
Hemisférios são as duas metades em que os geógrafos costumam dividir a Terra, para melhor estudá-la. Quando cortamos uma melancia ao meio, geralmente o fazemos na vertical. Neste caso, as metades da melancia seriam como o hemisfério oriental e o ocidental.
Já em uma laranja o corte é sempre feito na horizontal. Nesse caso, com as duas metades temos a banda norte e a banda sul, como acontece com o globo terrestre no planisfério.
No caso da Terra representada nos mapas, o Equador é o principal paralelo. Ele também divide o globo em dois hemisférios. O hemisfério Norte corresponde à metade do globo localizada acima da linha do Equador, e o hemisfério Sul é a metade que está abaixo do Equador.



LINHA DO EQUADOR E MERIDIANO DE GREENWICH



FRANÇAFrança (em francês: France) é um país localizado na Europa, com várias ilhas e territórios ultramarinos noutros continentes. A França se estende do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do Rio Reno ao Oceano Atlântico. É muitas vezes referida como L'Hexagone ("O Hexágono") por causa da forma geométrica do seu território. A França é uma república, com os seus principais ideais expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
A França faz limites com a Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Mônaco, Andorra e Espanha. A França está ligada a Inglaterra pelo Eurotúnel, que passa por baixo do Canal da Mancha.
A França é o terceiro país da Europa em área, atrás apenas da Rússia e da Ucrânia.
Sua capital é Paris.

Paris - França




Victor Hugo

Poeta e escritor francês (1802-1885) é considerado o maior escritor romântico da França. Nasceu em Besançon e começou a escrever poesia ainda jovem.
Seu primeiro livro, Odes e Poesias Diversas, foi publicado em 1822. Com a peça Hernani, em 1829, é reconhecido como um dos formuladores teóricos do teatro romântico na França. De sua atividade literária ao longo de 60 anos, destacam-se a coletânea de poemas Folhas de Outono e o romance Notre Dame de Paris, ambos de 1831. Seu romance mais importante, Os Miseráveis (1862), registra o desejo de mudança da sociedade.

Catedral de Notre Dame




SUÉCIA

Suécia (em sueco: Sverige), é um país nórdico, localizado na Península Escandinava na Europa. A Suécia divide fronteiras terrestres com a Noruega, a oeste, e com a Finlândia, a nordeste, além de estar ligada à Dinamarca através da Ponte do Øresund, no sul.
A Suécia é uma monarquia com uma economia altamente desenvolvida. O país ocupa o primeiro lugar do mundo no Índice de democracia e o sétimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU.
A Suécia se localiza na Europa e sua capital é Estocolmo.

Estocolmo




HOLANDAHolanda- Países Baixos (em neerlandês: Nederland, que quer dizer "país baixo") é um país da Europa Ocidental que constitui a maior parte do Reino dos Países Baixos. É uma monarquia constitucional democrática parlamentar. Os Países Baixos são banhados pelo Mar do Norte ao norte e a oeste, e fazem fronteira com a Bélgica ao sul e com a Alemanha a leste. A capital é Amsterdã e a sede do governo é Haia.
Geograficamente, a Holanda é um país de baixa altitude, com cerca de 27% de sua área e 60% de sua população situados abaixo do nível do mar. Áreas significativas foram obtidas através da recuperação de terras e preservadas através de um elaborado sistema de pôlderes e diques. Grande parte dos Países Baixos é formada por um grande delta, o delta do Reno e Mosa.
A Holanda é um país densamente povoado. É conhecido pelos seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais, bicicletas e, além disso, pelos valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social.

Amsterdam