Atividades



SEGUNDO SEMESTRE

As atividades do "Fazendo Arte" tem como viés metodológico a Proposta ou Metodologia Triangular, sistematizada pela arte-educadora Ane Mae Barbosa que envolve, como o próprio nome sugere, o trabalho em três vertentes mentais e sensoriais distintas: o fazer artístico, a leitura da obra de arte e contextualização da arte

                                         FAZENDO ARTE

                   LEITURA, CONTEXTUALIZAÇÃO E REPRODUÇÃO: CLAUDE MONET











Estuário

Lago das Ninféias
            


  
Impressão: Sol Nascente

Lago das Ninféias
                   


                                     

Ponte sob o Sena
                                        
Barca em Giverny
                                                                  


Campo de Papoulas
                                     
Rochedo
                         

  

Rochedo

Moça de sombrinha verde
       
Ninféias e Chorões
                   


Lago das Ninféias
            
Ponte Japonesa
                 


Ponte Japonesa
                   
Rochedo
                         


Rochedo

Chorões
                        


Lago das Ninféias
                   
Ninféias
                                                                          


                   
                                                











                                                                     PRODUÇÃO



































                                                REPRODUÇÃO: OS MONET's DO 4º D



























                                                                               





                                     










    SESSÃO DE CINEMA

Essa sessão de cinema foi precedida dos seguintes conteúdos: Polígonos; Formas geométricas; Pesos e medidas; Sistema métrico decimal; Nome e sobrenome; Nossos antepassados (árvore genealógica); A formação do povo brasileiro; História do trabalho; Profissões(circenses); História da pipa. Textos: Matemática das cavernas; Matemática em toda parte; O tempo não pára: com as horas contadas; A pipa do menino maluquinho- Ziraldo; Surge o povo brasileiro. Livro: Circo- Roseana Murray. CDs: Palhaço- Egberto Gismonti; O grande circo místico- vários cantores da MPB.

                                                     
                                                     CIRCLE DU SOLEIL: QUIDAM







JOGOS TEATRAIS/PERFORMANCE

Jogos Teatrais são jogos de improviso desenvolvidos pela diretora teatral norte-americana Viola Spolin."São exercícios de sensibilização sensorial e motora e servem para atrair e estimular um “elenco” de não atores a representar. Os jogos servem como brincadeiras, proporcionam concentração, interação e confiança. Os alunos aprendem a se posicionar e locomover no espaço, (organização do espaço e do tempo), estimulando bases psicomotoras como equilíbrio, coordenação e respiração, cujo conjunto conduz à percepção e ao controle do corpo. Esses fatores formam a imagem corporal."Nessa atividade foi usado como modelo a performance do Circle du Soleil no espetáculo "Quidam" 




                                   
                                     RODA DE LEITURA

As rodas de leitura são atividades envolvendo os livros do projeto, com análise, interpretação e reflexão sobre os mesmos. Essas atividades foram realizadas na sala de aula, na sala de leitura e em outros espaços da escola.









     EXIBIÇÃO E LEITURA DE IMAGENS: GEOMETRIA E POLÍGONOS NAS OBRAS DE
                                          KANDINSKI, PICASSO E ROMERO BRITTO













                                                          VISITANDO O NOSSO BLOG






                       CURTINDO IMAGENS E A CANÇÃO  "AQUARELA" - TOQUINHO






                                                                                             

                                                                           



                                                       LEITURA FÍLMICA

A exibição desses documentários foi precedida dos seguintes conteúdos/temas: O problema do lixo no mundo e no Brasil; Para onde vai  o lixo? Tipos de lixo; Aterros sanitários e lixões; O cotidiano dos catadores de lixo; Reciclagem e compostagem; Doenças causadas pela acumulação do lixo; A contaminação das águas dos rios e dos mananciais; Agricultura; Redes de abastecimento; Pobreza; Fome; Desperdício de alimentos. Desigualdade social. Textos: biografia de Vic Muniz; A sucata transformada em arte e A arte de Vic Muniz.

                                       LIXO EXTRAORDINÁRIO E ILHA DAS FLORES

















                                                             MAPEANDO O JOANINHA

Mapeando o Joaninha foi uma maneira de fazer com que os alunos entendessem, na prática, os passos do método científico e englobou as seguintes etapas: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão.  Essas atividades foram precediadas de alguns conteúdos como: Breve história da Ciência; História e caracteristicas do espaço do Joaninha; Medidas de área; Como é feito um trabalho cientifico: pesquisa, coleta e análise de  materiais;  Texto científico, literário e de ficção.
Os livros "A semente- Eduardo Albini e Por que a minhoca não tem perna- Jenny Vaughan", também foram utilizados.
As fotos do Mapeando o Joaninha I e II  foram tiradas pelas crianças, seguindo o critério de registrar, de acordo com os objetivos propostos pela atividade, aquelas mais significativas para eles, razão pela qual, algumas são repetidas.

                                             MAPEANDO O JOANINHA I: OBSERVANDO



















































































                                                           


                      DIA DA ÁRVORE: UMA HOMENAGEM ÀS ÁRVORES DO JOANINHA
                                       EXTENSIVO A TODAS AS ÁRVORES DO MUNDO

                                                          




                                                       




                                  




                                                        COM UM IMENSO ABRAÇO!!!










                  MAPEANDO O JOANINHA II: REGISTRANDO E COLETANDO DADOS















                                      

SAUDAÇÃO À PRIMAVERA

Conteúdos desenvolvidos para essa atividade: As Estações do ano; Linha do Equador; Hemisférios; Reprodução de espécies de árvores e plantas; Astronomia; Mudanças climáticas. Renascimento. Texto: "Primavera- Cecília Meireles. Canções: Primavera- Tim Maia; Harmonia- Sá e Guarabira; Sol de Primavera e Amor de índio- Beto Guedes.


















                          









    CONHECENDO OUTRAS CULTURAS

    FESTA A FANTASIA: APROVEITANDO O HALLOWEEN






























E PRA VARIAR ... TUDO ACABOU EM ROCK!!!


























                        REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

Os seguintes conteúdos foram desenvolvidos para essa atividade: Aspectos geográficos, históricos e culturais de São Paulo; Patrimônio Histórico; Memórias da cidade; São Paulo antiga; Migração, emigração e imigração; Poesia Virtual e Urbanização. Livro: "São Paulo: de colina a cidade"- Amir Piedade. Também foram usados: canções, fotografias, postais e imagens sobre a cidade.
O resultado foi a reprodução dos lugares que, para eles, foram as mais significativas.
Por motivo de falha técnica, os registros desta atividade foram perdidos. As imagens abaixo, as únicas que se salvaram, estavam em outro arquivo.






 




TRABALHO DE CAMPO/ESTUDO DO MEIO:
PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA: NÚCLEO DA PEDRA GRANDE

Esse trabalho de Campo teve como objetivo principal levar os alunos a entrar em contato com a realidade, através de seus múltiplos aspectos, de maneira objetiva, ordenada e positiva.
Outros objetivos: Descobrir aspectos particulares do meio, através de presquisa e reflexão;    
Identificar, registrar e pensar as interações entre os seres vivos e o meio ambiente;
Demonstrar aos alunos a estreita relação que existe entre o que se aprende em sala e o que encontramos na natureza;
Estimular o olhar científico ao cotidiano;
Classificar animais e vegetais a partir das características de cada um.
Relacionar as características dos animais e vegetais ao ambiente em que vivem.
Promover habilidades de pesquisa e elaboração de apresentação.
Vivenciar na prática conteúdos trabalhados em sala de aula.
Biodiversidade; Equilíbrio ecológico; Seres vivos; Florestas; Mata Atlântica. HQ: " Bugio na Mata - A Natureza Agradece", foram alguns destes conteúdos.
Outra falha técnica. A máquina foi usada coletivamente pelo grupo e ninguém percebeu que estava na posição "gravar".





















































                                                      





                    PRIMEIRO SEMESTRE




               
                                  
AUTO-RETRATO
Após a minha explicação sobre auto-retrato partindo de modelos como Monet, Van Gogh, Picasso e Tarsila do Amaral, expostos na lousa, os alunos fizeram, olhando no espelho, seu auto-retrato. Abaixo, o resultado.






















ELES POR ELES




























SE EU FOSSE UMA ÁRVORE...


Para realizar esta atividade foram trabalhados os seguintes conteúdos: Camada de Ozônio; Aquecimento Global; Gases do Efeito Estufa; Desmatamento; Queimadas; Poluição; Ocupação desordenada em áreas verdes; Fotossíntese; As partes e a importância das árvores; Vegetação; Fauna e Flora. 
O resultado foi a produção de texto "Se eu fosse uma árvore".






























VAMOS CONHECER O MUNDO?

OFICINA DE MAPAS

Esta oficina foi desenvolvida tendo como suporte os seguintes conteúdos: Planeta Terra/Planeta Água; Continentes e Oceanos; Placas Tectônicas; Camadas da Terra; Movimentos da Terra; Coordenadas Geográficas; Latitude e Longitude; Paralelos e Meridianos; Pontos Cardeais; Hemisférios; Leitura do globo e mapas: político e físico; Escala; Localização e Legendas.
























































































MONTAGEM























AS CAMADAS DA TERRA E BOMBOM SONHO DE VALSA.

HUMMMM ...TUDO A VER.


















E TUDO ACABOU EM ...ROCK






































FAZENDO ARTE

As atividades do "Fazendo Arte" tem como viés metodológico a Proposta ou Metodologia Triangular, sistematizada pela arte-educadora Ane Mae Barbosa que envolve, como o próprio nome sugere, o trabalho em três vertentes mentais e sensoriais distintas: o fazer artístico, a leitura da obra de arte e contextualização da arte

                         LEITURA, CONTEXTUALIZAÇÃO E REPRODUÇÃO: VAN GOGH



Campo de Trigo com Ciprestes - 1889

Girassóis - 1888


Igreja Auvers-Sur-Oise - 1890

Jarra com Lírios - 1890

Noite Estrelada - 1889


Mulher a embalar berço - 1889

PRODUÇÃO


































































 


REPRODUÇÃO:OS VAN GOGHs DO 4D.































FAZENDO ARTE

SOI LOCO POR TI AMÉRICA

LEITURA, CONTEXTUALIZAÇÃO E REPRODUÇÃO:
A  MÃO - OSCAR NIEMAYER

Esta atividade contou com os seguintes conteúdos para ser desenvolvida: Aspectos geográficos e históricos do Continente Americano; América Inglesa, Espanhola e Portuguesa; América Latina, Ditadura Militar. Texto: O trabalho do artista- arquitetura. Biografia: Oscar Niemayer. Para ilustrá-la foi usada a escultura do arquiteto Oscar Niemayer, "A Mão". 








PRODUÇÃO



























































REPRODUÇÃO: AS MAÕS DO 4º D


































VAMOS CONFRATERNIZAR/CELEBRAR?

Para desenvolver esta atividade foram trabalhados textos e temas debatidos nas rodas compartilhadas envolvendo: Respeito, Compaixão, Fraternidade, Solidariedade, Harmonia, Amizade e o Amor nas relações humanas.
O resultado foi uma produção de texto (dentro de um coração), com uma mensagem positiva ao(s) amigo(s).

AMOR:
Aos nossos familiares
Aos nossos semelhantes
Ao nosso planeta
Aos animais
À nossa escola
E... principalmente...
Aos nossos AMIGOS
pois,
"Amigo é coisa pra se guardar,
do lado esquerdo do peito
dentro do coração."

















AMIGO CHOCOLATE





























ROMEU E JULIETA - WILLIAM SHAKESPEARE
NA LITERATURA
NO CINEMA
E NA...
PIZZAAAAAAAAAA!


Para esta atividade foi trabalhado o gênero Teatro e usado como referência várias versões (livros, dvds) da obra Romeu e Julieta.


Na literaratura


No teatro

No cinema

NA PIZZAAAAAAA!!!!!!
















LEITURA FÍLMICA:

As leituras fílmicas tem como objetivo contextualizar conteúdos trabalhados e temas discutidos nas rodas compartilhadas e,  também, observar a maneira que cada cineasta/diretor, transforma esses conteúdos/temas em imagens.
Ao final de cada exibição os filmes são discutidos, interpretados e analisados pelos alunos.



     LINEIA NO JARDIM DE MONET
2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
AVATAR




































 

ESCREVER E CRIAR... É SÓ COMEÇAR!

Escrever e criar é uma atividade interdisciplinar de produção de texto, de gêneros variados, abordando temas/conteúdos trabalhados em sala de aula.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS:
seleção de balões;
criação de balões;
criação de texto;
criação de ilustrações.

CONSTRUINDO O SUPER HERÓI  

HERÓIS e VILÕES

Amigos e Inimigos
Gabriel, Juliana, Luiz e Dennis
                                                                                                 

Homem CO2 

Washinton
                                                                           

Olhos Selvagens
Guilherme
                                                                                                                                                  
Super Natureba

Roberta

Super Natureba têm cinco poderes: visão de raio-x, ouvido biônico, muita força, voa e corre que nem foguete. Ele tem vinte anos e quando tinha três anos bebeu um suco de limão, laranja, abacaxi e chocolate. Ele ganhou seus poderes tomando o suco e porisso se chama Super Natureba. A cor dele é marrom por causa do suco que tinha chocolate.
                                                                                                                                                     
Homem Elástico
Laís
O Homem Elástico ganhou este nome depois de ancontrar na mata um super elástico, forte como aço, feito por uma seringueira. Graças ao elástico ele podia voar pela mata pelos galhos das árvores e proteger a natureza do mal dos seus inimigos.
                                                                                                                                                   

                                                                   Ajudando o Universo                      


Balões:
1-Eu só ia acampar!
2-Não pode.
3-Eu vou regar as árvores.
1-O trem! Não, não pare! 
2-Mil desculpas eu não sabia!
3-Você não vai escapar tão fácil assim, homem fogueira.
4-Ha... Ha... quero ver você me pegar senhor K4. 

Kaique
1-Vou te esperar. A hora de ajudar é agora!
2-Senhor Planeta, prometo que eu e o universo vamos ajudar você!
3-A hora de ajudar o planeta começou. Só falta você.
4-Ele era um bebê quando sugou os poderes de Zeus que era o pai dele.


                                                                                                                                            
Defensores da Natureza


Ana Paula, Anna Beatriz, Cibele e Roberta
                                                                                  
Ester, a super heroina

Ana Paula
                                                                                                                                   


Defensores do Planeta




Balões:
1-Ei, não faça isso!
2-Não!
1-Por favor, parem com isto!
2-Muito obrigado!
3-De nada.
4,5,6-Há Há! Pare. Pare.
7-Pare de por fogo.


Guilherme
                                                                                                                                                   


Homem Natureza


Gabriel


Defensores do Planeta II



Guilherme
                                                                                                  
Naturesco


Era uma vez um menino que se chamava Fernando. Um dia ele estava em cima de uma Tipuana porque estavam querendo derrubá-la para fazer um escritório. Os construtores perderam a paciência e derrubaram a árvore. Fernando caiu de uma altura de 12 metros.
A seiva da árvore caiu dentro da boca dele.
Em vez dele morrer ele ganhou super poderes por causa da seiva da árvore.
Quando Fernando acordou percebeu que tinha ganhado super poderese que devia usá-lo para o bem.


Quando as pessoas da cidade souberam que tinha um herói na cidade começou a aparecer super vilões como: CO2, Lixo Toxico e Incêndio, mas também apareceram heróis como Água Max e Ventania.
Assim começou a luta do bem e do mal.
Certo dia os três vilões se uniram para pegar os três heróis.
Quando Fernando, Água Max e Ventania souberam o que os vilões estavam fazendo eles também se uniram para combatê-los.
Quando chegaram lá foram cobertos por uma fumaça escura, feita por CO2. Antes que eles conseguissem sair de lá o Incêndio os atacou.

Ryan, Maike, Washinton e Vitor
Mas o Ventania tirou toda a fumaça. O Água Max jogou um tsuname e jogou os vilões longe.
Tinha árvores por perto e Fernando fez as árvores segurarem os vilões e colocá-los na cadeia.
E os Heróis ganharam o trofeu de Super Heróis.
                                                                                                               


Super Terra






Rodrigo