Arte

O material aqui postado reforça e serve de referência ao que foi trabalhado na sala de aula.


                                   SEGUNDO SEMESTRE


COMEÇANDO O SEGUNDO SEMESTRE...
Departures - Cello Solo



Este bloco faz parte da atividade de sensibilização:
BACH sensibiliza, MOZART liberta e BEETHOVEN salva.

BACH
Johann Sebastian Bach nasceu em 21 de março de 1685, na cidade de Eisenach (Alemanha).
Foi um dos grandes compositores e músicos da história e é considerado um dos grandes gênios da música clássica.
Foi de uma família de músicos e aprendeu a tocar órgão e a compor com seu irmão mais velho (Johann Cristoph Bach). Em 1717, tornou-se maestro da capela da corte do príncipe Leopoldo.
Em suas inumeráveis obras (cantatas, prelúdios, oratórios, missas e fugas) está presente uma criatividade riquíssima. A harmonia e a inspiração deste gênio da música são características valorizadas até os dias de hoje.
Casou-se duas vezes e teve, ao todo, 20 filhos. Morreu em 1750, após uma cirurgia nos olhos. Antes da morte, foi ficando sem visão aos poucos, em função, provavelmente, de uma diabetes não tratada.

Jesus, Alegria dos Homens


Concerto de Brandenburg




A Paixão Segundo São Mateus





MENDELSSOHN
Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy conhecido como Felix Mendelssohn (Hamburgo, 3 de fevereiro de 1809 — Lípsia, 4 de novembro de 1847) foi um compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico. Uma de suas mais conhecidas obras é a suíte Sonho de uma Noite de Verão (que inclui a famosa marcha nupcial).
Mendelssohn foi um dos grandes divulgadores de Bach no início do século XIX. Em 1829 regeu em Berlim a primeira audição completa da Paixão segundo São Mateus desde sua estréia um século antes se firmando como regente e tendo o imenso mérito de ressuscitar Bach.

Marcha Nupcial



MOZART
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg em 27 de janeiro de 1756 e morreu em Viena em 5 de dezembro de 1791. Foi um grande e influente compositor austríaco do período clássico.
Mozart mostrou uma habilidade musical desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza da Europa, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Réquiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constance, e dois filhos.
Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e de câmara.
Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente e conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.

Don Giovani


Requiem


Marcha Turca


Sinfonia nº 40


Concerto nº 21 -Andante



BEETHOVEN
Ludwig van Beethoven compositor e pianista nasceu na Renânia (Alemanha) em 16 de dezembro de 1770 e morreu em Viena (Áustria) em 26 de março de 1827. É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.
Foi em Viena que lhe surgiram os primeiros sintomas da sua grande tragédia. Foi diagnosticado, por volta de 1796, aos 26 anos de idade, a congestão dos centros auditivos internos, o que lhe transtornou bastante o espírito, levando-o a isolar-se e a grandes depressões.
Consultou vários médicos, inclusive o médico da corte de Viena. Fez curativos, realizou balneoterapia, usou cornetas acústicas, mudou de ares; mas os seus ouvidos permaneciam arrolhados. Desesperado, entrou em profunda crise depressiva e pensou em suicidar-se.
Embora tenha feito muitas tentativas para se tratar, durante os anos seguintes, a doença continuou a progredir e, aos 46 anos de idade (1816), estava praticamente surdo.
Em 1808, compôs a Sinfonia nº5 cujo famoso tema da abertura foi considerado por muitos como uma evidência da sua loucura.
Em 1814, na segunda fase, Beethoven já era reconhecido como o maior compositor do século.
Em 1824, surge a Sinfonia nº9 em Ré Menor. Pela primeira vez na história da música, é inserido um coral numa sinfonia e a voz humana como exaltação dionisíaca da fraternidade universal, com o apelo à aliança entre as artes irmãs: a poesia e a música.
Beethoven começou a compor música como nunca antes se houvera ouvido. A partir de Beethoven a música nunca mais foi a mesma. Considerado um poeta-músico, foi o primeiro romântico apaixonado pelo lirismo dramático e pela liberdade de expressão. Foi sempre condicionado pelo equilíbrio, pelo amor à natureza e pelos grandes ideais humanitários. Hoje em dia muitos críticos o consideram como o maior compositor do século XIX, a quem se deve a inauguração do período Romântico, enquanto que outros o distinguem como um dos poucos homens que merecem a adjetivação de "gênio".

Sinfonia nº 5

Sinfonia nº 7

Sinfonia nº 9




VIK MUNIZ
Vicente José de Oliveira Muniz (São Paulo, 20 de dezembro de 1961) mais conhecido como Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais.
Em seu quadro de Sigmund Freud, usou calda de chocolate para criar a imagem. Para sua série Sugar Children (Crianças do Açúcar), Muniz foi para uma plantação de açúcar em St. Kitts para fotografar filhos de operários que trabalham lá. Após voltar para Nova York, ele comprou papel preto e vários tipos de açúcar, e copiou os instantâneos das crianças espalhando os diferentes tipos de açúcar sobre o papel e fotografando-o.
Em 30 de janeiro de 2010, o documentário "Lixo Extraordinário" sobre o trabalho de Vik Muniz com catadores de lixo em Duque de Caxias foi premiado no Festival de Sundance. No Festival de Berlim em 2010, foi premiado em duas categorias, o da Anistia Internacional e o público na mostra Panorama.










KANDINSKY

Wassily Kandinsky, pintor e teórico de arte russo, nasceu a 4 de Dezembro de 1866, em Moscou e morreu em 13 de dezembro de 1944, na França.
Executa a sua primeira aguarela enquanto primeiro pintor abstrato e teórico de arte não figurativa, em 1910. Influenciado pelo impressionismo de Monet e pelo romantismo da música de Wagner, faz a apologia da força da cor, em que cada tela é “o teatro da cor”.
Mais do que pintor, teoriza sobre a pintura, sobre o seu objectivo, sobre as suas sensações. Para Kandinsky, o objectivo da pintura é, precisamente, “encontrar a vida, tornar perceptíveis as suas pulsações, estabelecer as leis que as regem.”
O movimento geral da sua composição é ritmado por círculos, ovais, triângulos, riscas, pintas; ascendentes, descendentes, rotativos. As cores vivas pretendem provocar sensações, emoções; aliadas às formas, criam uma harmonia que age sobre todo o corpo humano.






PICASSO
O artista espanhol Pablo Picasso (25/10/1881-8/4/1973) destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX.
Nasceu na cidade espanhola de Málaga. Fez seus estudos na cidade de Barcelona, porém trabalhou, principalmente na França. Seu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde sua infância.
Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade. Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana
Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.








ROMERO BRITTO




Esta seleção vai especialmente para a "Robertinha do Recife" que se apaixonou pelo Lago dos Cisnes.

O conto original de O lago dos Cisnes

Odete era uma linda jovem que vivia alegre no campo com sua família. Um dia, um feiticeiro que morava na região encantou-a na forma de um cisne branco. Assim sendo, durante o dia, ela era a rainha dos cisnes e à noite voltava a ser a bela moça.
Como podia a mãe de Odete aceitar tamanha desventura? Desolada, sem saber o que fazer, ela caiu num choro demorado. E chorou, chorou… Chorou dias e noites. Derramou tantas lágrimas que deram para formar um lago cristalino num vale que havia nas proximidades da casa. Durante o dia, quem passasse pela região avistava, à beira do recente lago, um belo cisne coroado, quem sabe o mais belo cisne que já havia visto.
Com o tempo, outros cisnes foram chegando por ali. Eram moças da redondeza também encantadas pelo feiticeiro. Os que conheciam o feiticeiro contavam que ele tinha uma filha de nome Odile e que, segundo ele dizia, em breve, ela se casaria com aquele que seria o rei daquele país. Presumia o bruxo que, enfeitiçando as moças daquela terra, o príncipe acabaria se encontrando com sua filha.
Chegou o dia do aniversário de 21 anos do príncipe e, conforme estava determinado desde que ele nascera, durante a festa de comemoração, ele escolheria entre as convidadas aquela que seria sua esposa. Entediado com tal obrigação, o príncipe saiu para caçar com seus amigos. Havia ganhado um novo conjunto de arco e flechas e queria experimentá-los. Cavalgando pelo campo, os caçadores acabaram se deparando com o recente lago e o príncipe logo foi atraído pela elegância dos cisnes que estavam lá a mergulhar. Num instante, ele viu-se atraído por um cisne que usava uma coroa na cabeça.
Impressionado com a beleza do lugar, o príncipe decidiu parar por ali para descansar. Acomodou-se e pediu aos amigos que não atirassem suas flechas. Em pouco tempo, o sol se põe e de repente o lago dos cisnes fica rodeado de belas moças vestidas de branco. Então, uma jovem de rara beleza se dirige ao príncipe e lhe conta sobre o encantamento. De dia, ela e as companheiras eram cisnes e de noite voltavam a serem as moças que eram antes. E que havia apenas uma forma de ela se tornar mulher para sempre. Para isso, ela teria que se casar com um moço que lhe fosse fiel para sempre.
Enquanto conversava com a moça, o príncipe se viu perdidamente apaixonado. A noite foi passando e quando chegava a hora de o sol iluminar o dia, o príncipe agiu ligeiro. Disse-lhe que ela era a sua escolhida convidou-a para festa que seria dada no castelo na noite seguinte.
O feiticeiro, ah, o feiticeiro. Aquele era o seu tão esperado dia. Não seria aquele cisne coroado que haveria de lhe atrapalhar. Seguro de que restavam poucas moças casadouras naquele reino, usou de sua magia e fez com que a filha Odile se tornasse semelhante à Odete. Comprou-lhe um belo traje a rigor e conduziu-a para a festa com a obrigação de conquistar o príncipe.
Naquela noite, o castelo recebeu a mais bela decoração de todos os tempos. Acompanhadas de suas famílias, as candidatas a princesa chegavam, cada uma mais suntuosa do que a outra. De braços dados com o pai feiticeiro vestido para uma cerimônia real, chegou Odile, toda faceira, certa de que aquele era o seu esperado dia. O príncipe, que havia visto a amada apenas uma vez e sob o clarão da lua, acreditou que aquela fosse a moça cisne. Dirigiu-se a ela e lhe fez juras de amor eterno. Nessa hora chegou Odete. Ao vê-lo sorridente a dançar, sente-se traída. Como podia ser? Seu encanto nunca seria quebrado… Num momento, o príncipe percebe o olhar desolado da moça que acabava de chegar e sente que havia jurado amor eterno a uma pessoa errada.
Ao ver a troca de olhares, o feiticeiro pressente que o maior negócio de sua vida estava prestes a se arruinar. Então, aproveita de sua força para fazer com que Odete desapareça do salão voando pela janela. O príncipe, ao ver a amada naquele vôo, corre até a janela e se atira atrás dela. Pede-lhe perdão e, juntos, caminham até ao lago dos cisnes. À beira do lago, o príncipe lhe faz juras de amor eterno. No entanto, ela sabendo que estava condenada a ser cisne para sempre por causa do encantamento, em desespero, pula dentro do lago. O príncipe a segue, pois nada mais lhe importava. Se o amor não podia ser realizado, ele morreria junto com a amada.
Dizem que, neste momento, o feiticeiro perdeu todo o seu poder e todas as companheiras do lago se tornaram livres do feitiço. Elas contaram que, ao amanhecer, meio a uma suave neblina, viram os espíritos dos apaixonados sobrevoando o lago.


TCHAIKOVSKYPiotr Ilich Tchaikovsky nasceu em Maio de 1840, na cidade de Kamsko-Votkinsk, na Rússia e morreu em São Petersburgo em 6 de novembro de 1983.
Desde cedo Tchaikovsky interessou-se por música. Seu primeiro contato foi aos cinco anos com um velho órgão mecânico que havia em sua casa, onde aprendeu algumas árias da moda ajudado por sua mãe.
Tchaikovsky talvez seja mais conhecidos por seus bailados, no entanto foi apenas no fim de sua carreira, com seus dois últimos balés, que seus contemporâneos passaram a apreciar suas qualidades como autor desse gênero.
(1875–1876): O Lago dos Cisnes, Op. 20. O primeiro balé de Tchaikovsky foi encenado pela primeira vez no Teatro Bolshoi em Moscou em 1877.
(1888–1889): A Bela Adormecida, Op. 66. Considerado um dos melhores trabalhos de Tchaikovsky. Encenado pela primeira vez em 1890 no Teatro Mariinsky em São Petersburgo.
(1891–1892): O Quebra Nozes, Op. 71. Tchaikovsky não ficou muito satisfeito com esta obra, seu último balé.
Sua música se tornou conhecida e admirada por seu caráter distintamente russo, bem como por suas ricas harmonias e vivas melodias. Suas obras, no entanto, foram muito mais ocidentalizadas do que aquelas de seus compatriotas, uma vez que ele utilizava elementos internacionais ao lado de melodias populares nacionalistas russas.






Esta é dedicada especialmente às minhas princesas.

JOHAAN STRAUSSJohann Strauss II, nascido Johann Baptist Strauss, em Viena, em 25 de Outubro de 1825, morreu em Viena, em 3 de Junho de 1899. Foi um grande compositor austríaco da Era Romântica famoso por ter escrito mais de 500 valsas, polkas, marchas, e quadrilhas. Filho de Johann Strauss I, e irmão dos compositores Josef Strauss e Eduard Strauss. Conhecido como "O Rei da Valsa", foi responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX. Algumas das mais famosas obras incluem The Blue Danube (O Danúbio Azul), Wein Weib und Gesang, Tales from the Vienna Woods, Tritsch-Tratsch-Polka, o Kaiser-Walzer, e da opereta Die Fledermaus (O Morcego).

DANÚBIO AZUL

RAVEL
Joseph-Maurice Ravel (Ciboure, 7 de março de 1875 – Paris, 28 de dezembro de 1937) foi um compositor e pianista francês, conhecido sobretudo pela sutileza, das suas melodias instrumentais e orquestrais, entre elas, o Bolero, que considerava trivial e descreveu como "uma peça para orquestra sem música".
Bolero (Boléro, no título original francês) é uma obra musical de um único movimento escrita para orquestra por Maurice Ravel. Originalmente composta para um Ballet, a obra, que teve sua première em 1928, é considerada a obra mais famosa de Ravel.

BOLERO




A MAGIA DO GRUPO CORPO EM QUATRO TEMPOS

O Lugar do Corpo
Fundado em Belo Horizonte, em 1975, o Grupo Corpo é uma companhia de dança contemporânea, eminentemente brasileira em suas criações. Sua carreira vem sendo marcada por sucessivas metamorfoses, mas sempre norteada por três preocupações: a definição de uma identidade, vinculada a uma idéia de cultura nacional (com toda a fluidez que isso implica); a continuidade do trabalho, pensado a longo prazo; e a integridade na sustentação de padrões autoimpostos de elaboração.

NAZARETH



21



BACH



ONQOTÔ





PRIMEIRO SEMESTRE


Você já ouviu falar em Van Gogh?
Existem alguns quadros que todo mundo já viu em algum lugar de tão famosos que eles são. Mas nem todo mundo conhece a história dessas pinturas e muito menos detalhes sobre seus autores.
Por isso vamos começar hoje a conhecer uma série de pintores famosos, para que você saiba tudo sobre os quadros mais legais já pintados por aí. O primeiro da lista é Van Gogh.
Van Gogh nasceu na cidade de Groot-Zundert, na Holanda, a 30 de março de 1853.
O nome completo desse pintor holandês é Vincent Willem van Gogh, mas ele ficou conhecido mesmo foi como Van Gogh. Ele é um dos mais famosos pintores pós-impressionistas, que são aqueles que achavam que o impressionismo ficou chato e resolveram buscar novas maneiras de pintar.
Lembre-se que a história da pintura é cheia de movimentos, que são como as modas de hoje em dia. Em um momento todo mundo só quer saber de assistir ao Bob Esponja, mas depois a moda passa e todo mundo começa a assistir ao Ben 10.
A noite estrelada é uma de suas pinturas mais famosas e o legal de Van Gogh é que ele se pintou em vários momentos.
Com a pintura é igualzinho, mas um pouco mais lento, afinal os movimentos artísticos duravam anos e anos. Mas voltemos ao nosso pintor de hoje, o pobre Van Gogh. E eu disse pobre porque ele foi pobre a vida toda.
Para você ter uma ideia, em toda a sua carreira ele só conseguiu vender um quadro, chamado O Vinhedo Vermelho. Só depois de sua morte é que ele ficou famoso, teve suas pinturas reconhecidas e vendidas por muitos milhões de dólares - todo mundo já viu os quadros A Noite Estrelada e Auto-retrato com a Orelha Cortada.
Ele fez um auto-retrato com a orelha cortada.
Aliás, é importante saber disso também: Van Gogh cortou sua própria orelha! Ele fez isso, pois estava deprimido e acabou parando no hospital. Depois ele passou o resto de sua vida internado e em consultas com psiquiatras.
Van Gogh morreu muito jovem, em 29 de julho de 1890 na cidade de Auvers-sur-Oise na França aos 37 anos, e chegou a pintar um quadro por dia durante alguns períodos de sua vida - já pensou?
Agora sempre que você avistar um quadro de Van Gogh, conte para a pessoa ao seu lado um pouquinho da história que aprendeu.








Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci nasceu em 15/04/1452, na localidade de Vinci (Itália).
Foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior gênio.
Atuou nas seguintes áreas: pintura, arquitetura, botânica, matemática, música, engenharia, anatomia, geologia, óptica.
Suas idéias científicas quase sempre ficaram escondidas em cadernos de anotações.
Estagiou no estúdio de Verrochio (importante artista da época), em Florença.
Mudou-se para Milão em 1481, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza.
Leonardo trabalhou principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado a Monalisa.
Convidado por Francisco I viajou para a França em 1516, onde faleceu no ano de 1519.
Obras Mais Importantes: Monalisa, Última Ceia, Anunciação, Virgem dos Rochedos, O batismo de Cristo, A sagrada família e o cordeirinho.

O nome "Renascimento" assim foi chamado em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari, onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".

Museu do Louvre - Monalisa